Copa de 1938 – Curiosidades

Publicado em: 19/12/2007 por

Veja o que rolou de engraçado e interessante na Copa do Mundo de 1938, na França:

- O primeiro e único técnico a conquistar duas Copas do Mundo foi o jornalista Vittorio Pozzo, dirigindo a Itália nasLeônidas da Silva - artilheiro da copa de 1938 campanhas de 1934 e 1938.

- O Brasil tinha tanta certeza que venceria a seleção italiana, na semifinal, que comprou as passagens aéreas para Paris antecipadamente. Depois da derrota, os brasileiros não quiseram vender seus bilhetes e a Itália teve que seguir viagem rumo a capital francesa de trem.

- A Itália se apresentou no jogo contra a França com o uniforme todo preto, cor do facismo, pois a seleção francesa, anfitriã da competição, tinha a camisa azul reservada para si.

- O único WO na história das Copas ocorreu no jogo entre Áustria e Suécia, pelas oitavas de finais, quando a seleção austriaca não pode comparecer ao jogo, pois a Alemanha nazista anexou a Áustria em seu território um ano antes, e os seus jogadores foram incorporados pela seleção alemã.

- O jogos entre Brasil e Tchecoslováquia podem ser considerados verdadeiras guerras, e deixou como saldo apenas na primeira partido 9 jogadores contundidos do Brasil, e 8 da Tchecoslováquia, 2 entre os 8 foram parar no hospital.

- A Espanha não participou desse Mundial, pois estava vivendo uma guerra civil. A seleção espanhola era uma das favoritas na ocasião.

- Depois da vitória italiana sobre o Brasil, o jornal “La Gazzetta dello Sport”, influenciado pela ideologia fascista, escreveu: “Saudamos o triunfo da inteligência branca italiana sobre a força bruta dos negros”.

- Depois de um temporal ter alagado o campo de Estrasburgo, onde jogava Brasil e Polônia, o jogador brasileiro, Leônidas da Silva, paricipou de uma cena inusitada e tirou as chuteiras para jogar melhor. A estratégia deu certo e Leônidas marcou um gol. Mas logo o juíz da partida mandou-o calçar as chuteiras novamente.

Uniforme Brasil 1938

Uniforme usado pela Seleção Brasileira na Copa da França, em 1938

É o Copa na África te deixando por dentro do mundo do futebol e principalmente da Copa Do Mundo. Fique de olho.

Veja Mais

2 Comentários - “Copa de 1938 – Curiosidades”

  1. naila joslaine disse:

    Eu estou fazendo um trabalho da escola sobre a copa de mundo em 1983!
    E foi neste site que eu ganhei 10!!!
    Eu agradeço a todos que fundaram este site.

    OBRIGADO!!!

  2. isabela disse:

    eu tbm to fazendo um trabalho sobre copa,tbm tirei uma otima nota 0,claro naum tv nesse site.
    valeu
    isabela 8 ano professor quaresma

Deixe um comentário

Nova Camisa do Brasil - 2011